Itamar Borges Junior

 

Graduado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991).

Mestre em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) na área de Física Atômica e Molecular Experimental.

Doutor em Física na área de Física Atômica e Molecular Teórica/Química Teórica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998).

Realizou estágios de pós-doutoramento na área de Quimica Teórica na UFF, na Universidade de Coimbra (Portugal), na UFRJ e na Texas Tech University (EUA). Ingressou no Instituto Militar de Engenharia (IME) por concurso público em 2002, onde atualmente é professor titular.

Desde 2003 é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, e neste mesmo ano foi agraciado com a bolsa-prêmio Jovem Cientista da FAPERJ. Foi contemplado com financiamento para suas pesquisas por diversos órgãos de fomento, pelo Ministério da Defesa e pelo Exército.

Em 2012 ganhou bolsa da Comissão Fulbright de professor visitante nos EUA. Coordena o Grupo de Físico-Química Teórica e Computacional do IME.

Na área de administração acadêmica foi assessor acadêmico da Vice-Reitoria do IME em 2009 e presidiu a Comissão Própria de Auto-Avaliação (CPA) do Instituto no período 2009-2010.

Foi Pró-Reitor de Pós-Graduação do IME de junho de 2005 a fevereiro de 2009 quando coordenou a reestruturação administrativa da pró-reitoria e dos cursos stricto-sensu. Como Pró-Reitor concebeu e coordenou a criação do programa interdisciplinar de Pós-Graduação em Engenharia de Defesa (PGED) no IME, cujo mestrado e doutorado foram aprovados pela CAPES em 2008.

De dezembro de 2009 a junho de 2012 foi coordenador do PGED. Na sua área de atuação científica é parecerista de várias revistas científicas internacionais.

Participou da organização de vários eventos científicos, foi vice-coordenador do Simpósio Brasileiro de Química Teórica (SBQT) em 2011 e coordenador geral do evento em 2013.

Em 2016 foi eleito membro da Academia Brasileira de Engenharia Militar (ABEMI).

Tem experiência na área de Físico-Química Teórica, atuando principalmente nos seguintes temas: cálculos ab initio incluindo estados excitados, teoria do funcional da densidade (DFT), espectroscopia, propriedades eletrônicas e ópticas de materiais, superfícies, propriedades da densidade eletrônica e efeitos da radiação na matéria. Além do interesse pelos aspectos fundamentais intrínsecos destes temas, suas pesquisas atuais estão voltadas para os temas de materiais energéticos, superfícies, catálise heterogênea, fluidos supercríticos e sistemas fotovoltaicos orgânicos.